
Há quem diga que os vinhos devem ser servidos na temperatura ambiente. Hummmm. Será? Bom, se você mora dentro de uma adega…. até pode ser. Agora, se você mora no Brasil é importante seguir algumas regrinhas básicas.
EOS | Adegas de 12 a 34 garrafas – EOS Sommelier
A temperatura faz toda diferença na hora de aproveitar o melhor do seu vinho, valorizando o sabor e as características de cada rótulo.
Para os vinhos brancos, por exemplo, o ideal é manter a temperatura um pouco mais baixa, para ressaltar o seu frescor e os seus aromas.
Temperaturas para vinhos brancos:
– Brancos leves: 7 a 9 °C
– Brancos amadeirados ou envelhecidos: 10 a 12 °C
– Brancos licorosos: 10 a 12 °C
– Late Harvest: 8 a 12 °C
Temperatura para rosés:
– 9 a 12 °C
E por falar em temperaturas baixas, os espumantes também gostam de uns grauzinhos a menos. O ideal é servir esses rótulos entre 5 a 7 °C.
Já os vinhos tintos precisam de temperaturas um pouco mais elevadas. Dá uma olhada:
– Tintos leves: 12 a 15 °C
– Tintos sem madeira e/ou jovens: 14 a 15 °C
– Tintos médios: 15 a 16 °C
– Tintos encorpados e/ou envelhecidos: 16 a 18 °C
– Late Harvest: 8 a 12 °C
– Porto e fortificados em geral: 14 °C
– Porto Vintage: 16 a 18 °C
Bom, agora que você já sabe a temperatura ideal para cada rótulo, só falta ter a adega ideal. A linha de adegas Sommelier é a queridinha de quem entende de vinho ou daqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o assunto. Ou simplesmente de quem não entende nada, mas quer tomar o vinho do jeito certo.
Com painel touch screen, porta full glass e iluminação LED, a linha Sommelier vem nas versões 12, 24 e 34 garrafas. É a novidade que vai harmonizar com a sua casa, enchendo ela de estilo e de bons vinhos, é claro.